quinta-feira, 5 de maio de 2011

Agendamento e entrevista do Visto Americano: verdades, folclores e causos...

Bom galera, agora sim estamos colocando o primeiro post que possa vir a interessar alguém... Visto americano: que "istepô" da porra é esse?
Em primeiro lugar devo avisar aos navegantes que esse post será deveras longo (e bota "gandi" nisso), pois são muitas informações a serem passadas, portanto quem lê essas linhas vai ter que ter tanta paciência quanto eu tive pra escrever.
Uma das coisas mais importantes e que deve ser destacada é que não existe verdade absoluta...não existe um blog ou site com palavras definitivas sobre os "meandros" de como é o deixa de ser essa parte do processo de se viajar para os Estêites. Cada dia é um dia diferente, cada história...cada relato...cada experiência é única, portanto pimpolhos e pimpolhas, o seu caso pode ser exatamente igual ao que vou relatar abaixo, assim como pode ser totalmente diferente. Mas cabe ressaltar que o nosso objetivo é traçar um perfil comum de como é conseguir ter seu visto aprovado pelo Consulado dos Iunated Estêites off Améguica!
Agora, começando pelo começo: agendamento de entrevista... a primeira ação a ser feita é entrar no site do consulado para poder marcar o dia da entrevista (isso considerando que você meu senhor ou minha senhora, já tem um passaporte válido, se não tem, vai atrás!), sendo que o site você pode acessar no lado direito do blog. Seguindo alguns passos básicos explicados muito bem pelos americans, você pagará a singela quantia de 38 reales e após isso irá buscar o melhor dia para a sua intrépida entrevista (FYI: hoje em dia, desconsiderando possíveis desistências, a média de espera é superior a 100 dias, portanto corre pra garantir o seu! Existem vários despachantes que tem como adiantar essa parte, é um esquema meio loco, mas que vale a pena caso você tenha pressa, e que claro pague o preço disso. Não, não conheço nenhum e nem recomendo ninguém).
Após ter uma data marcada, agora da-lhe correr atrás de documentos (vou fazer uma consideração sobre isso mais abaixo): carteira de trabalho, holerites, documentos de carros, imóveis, folhas de pagamento, extratos bancários, contratos de trabalho, declarações do empregador, RG e CPF, declaração de IR, declaração de pai, mãe, namorado, tia, vó, do Papa.... Esses são alguns dos documentos a serem providenciados. Tá, mas ai você vem e pergunta pro tio: "adianta levar isso tudo? Eu vou ter que levar uma mochila de tanta coisa?". Minha resposta: talvez sim....talvez não (lembra no começo do post que eu disse que não existe verdade absoluta?)! Agora vou explicar o porque esse "talvez":
Começo a responder com uma explicação mais abrangente.... Hoje nosso Braziu vive uma época de relativa prosperidade econômica (não importa o que você acha, pois isso é fato!), o que aos olhos dos gringos é algo extremamente positivo, pois deixamos de ser os "terceiros mundistas" que somente imigram ilegalmente....agora somos os "terceiros mundistas" que gastam um pouco de denhêro no exterior, ou seja, conseguimos alterar um pouco esse perfil negativo. Soma-se a isso que a economia americana ainda está se reerguendo, e eles precisam demais da conta do nosso suado dinheirinho entrando no caixa deles!
Isso tudo flexibiliza muito esse processo....hoje só não se consegue o visto em 2 casos: ou você é um mindingo que não tem um puto no bolso, não tem emprego, não tem casa, não tem familia, não tem pooorra nenhuma, ou seja, cerveja! Quer dizer, você não tem nada, nada, nada para confirmar que tem a intenção de voltar e nada que te prenda aqui.....ou então, devido ao fato do processo de entrevista ser conduzido por pessoas, portanto sujeito a falhas pessoais e variações de personalidade! Imagina só se o seu entrevistador está com diarréia, o gato dele morreu e ele pisou em coco de cachorro antes de entrar no trabalho...você acha mesmo que o cidadão vai te dar o visto? Mas nem sendo o Eike zifio!
Portanto meus caros e minhas caras, quer ter seu visto aprovado...prova que você vai voltar, e isso você faz tendo um trabalho...tendo um renda, ou então, nem renda é necessário, pois você pode ser um estudante que está sendo bancado pelos pais! Você não precisa ganhar muito, você não precisa ter casa no nome...carro...você só tem que ter algo plausível..."palpável"...que mostre a eles que você é brasileiro e não desiste nunca!
A dica a ser dada aqui é a seguinte: NÃO MINTA!! Preencha seu formulário (vou falar disso abaixo) da maneira mais fidedigna possível...os caras são treinados o suficiente e fazem isso a tanto tempo que eles podem cheirar até o seu peido através daquele vidro grosso, portanto nego NÃO INVENTA!
Dito isso, vou passar para o preenchimento do formulário DS-160. Esse talzinho aí é o documento que é analisado por eles e que aparece na telinha do fiadapu que está te entrevistando. É um material chato, asqueroso e longo de ser preenchido, mas que deve ser completely filled com a maior atenção, precisão e certeza possível. Saliento que esse é um dos casos para ter o seu visto negado...se você tiver preenchido algo errado ou não conforme....fodeu fio! Repito...preencha salvando o baguiu sempre e sempre revise-o-o-o! Na internê tem vários modelos a serem baixados e impressos para que você treine e coloque todos os seus dados! Há sim, o preenchimento do mesmo deve ser feito em ingrês...se você não sabe nem colocar um "hi, how are you?", vai atrás de alguém que saiba. Outro destaque é que os forms são diferentes para homens e mulheres, portanto não se assuste com isso! E reserve pelo pelos 90 minutos para preenche-lo BEM! Lembro que caso você ache que fez algo errado (eu achei que fiz no meu), queira mudar alguma coisa, ou simplesmente não tenha porra nenhuma pra fazer da vida e queira perder seu tempo, o mesmo formulário pode ser alterado até 72 horas antes da entrevista. Para isso lembre SEMPRE de antes de enviá-lo, salvar o mesmo no seu computer, caso contrário, vai ter que começar do zero (eu fui burro e fiz isso). O site do consulado frisa muito que esse DS-160 deve ser preenchido antes da entrevista, portanto, deixa de ser tanso nego!
Esse post ta grande né....eu avisei! Mas caoma que tem mais...bem mais!
Bom, falamos já sobre o preencimento do formulário, marcação da data da entrevista, docs, possiblidades de dar certo ou errado....agora vamos falar um pouco do famigerado dia;
Lá na porra do baguiu do Consulado tem muita, mas muita gente fazendo entrevista...portanto, quando você chegar sempre vai ter uma fila de pelo menos 150 metros fora do consulado. Mais uma dica: Não leve mp3, celular, nada...nada.... NADA eletrônico, ou então você vai ter que sair da fila e guardar do outro lado da rua (tem vários espertalhões que fornecem esse serviço), inclusive isso é avisado no site do consulado, portanto, mais um vez, deixa der ser burro. Procure não levar bolsas, mochilas e etc, pois ter que ficar revirando isso é um saco. Sempre deixe a mão os docs principais, que são: página de confirmação do envio do formulário DS-160, foto, pagina de confirmação da entrevista (importante imprimir, pois no portão tem umas tiazinha que passam um leitor infravermelho no seu passaporte, e se ele não conseguir ler o tal, você tem a página da entrevista para confirmar...isso aconteceu com a gente), passaporte e taxa de 140 doletas paga no Citibank (dica: se possível, pague no dia anterior a sua ida na entrevista, porque deixar pra pagar la dentro é mais um trabalho desnecessário). Lá dentro, a coisa é relativamente organizada...você primeiro se dirige ao canto esquerdo (vai com o fluxo de pessoas que você acha) para pegar a senha aonde eles "tiram" as suas impressões digitais (você não tem mãos? Ai fodeu....). Depois disso você aguarda sentado (ou em pé como foi nosso caso) um painel chamar sua vez para você entregar os docs principais. Nesse momento a espere pode ser um pouco longa, pois no nosso caso, decidimos chegar 1h antes do horário marcado para a entrevista, e foi exatamente isso que esperamos. Mas por outro lado fomos atendidos exatamente no nosso horário. Portanto, chegue sempre na média de 1h antes do horário marcado.
Depois disso você vai para a fila da entrevista, e essa parte foi rápida (pelo menos para a gente...lembro novamente: cada dia é um dia). Quando nos deparamos com o nosso entrevistador, que fica atrás de um vidro de 5 cm de espessura (talvez pelo medo de não tomar uma piaba caso negue seu visto) e fala somente através de um comunicador, o mesmo foi bastante gentil, aliás, vale aqui uma ressalva...TODOS são extremamente gentis e educados, principalmente os entrevistadores! De todos que observamos, nenhum tinha a cara fechada ou tratava as pessoas com rispidez...os "menos-mais" educados eram justamente os brasileiros que auxiliavam em parte do processo, mas mesmo assim, eram super tranquilos! Ou seja, se você acha que vai encontrar um Zé Ruela casca grossa, relax bêibe, pois você será muito bem tratado!
Voltando ao nosso entrevistador, ele só fez essas perguntas: são casados? Moram juntos? Já foram para os USA? Vão para aonde? Profissão? Salário? Coloca o dedo do meio ( _l_) direito no scanner? Agora coloca o indicador esquerdo no escanner? Parabéns, seus vistos foram aprovados! Por favor se dirijam ao setor de pagamento do Sedex (ééé fio, você tem que pagar o Correio para eles mandarem o seu visto...e é bem carinho viu) e obrigado! VÉIO, a PORRA da entrevista durou 40 segundos!! CO-A-REN-TA segundos só...tanto tempo, tanta preparação...tanta diarréia pra míseros 40 segundos! Não precisamos mostrar nada....nenhum documento (lembra do talvez sim, talvez não do começo?)... Contudo, foi possível notar que esse procedimento não é padrão e vimos que várias perguntas eram feitas pelos diferente entrevistadores (há sim, são 10 guiches de amérricanous entrevistando), portanto, o cara pergunta o que quiser, pois tem o poder para isso. Claro que existe a análise prévia do formulário (lembra quão importante é o preenchimento correto e NÃO MENTIR nunca, pois o que o cara procura em você é justamente uma deixa para detectar uma mentira). Caso ele detecte alguma inconformidade ou mentira (por menor que seja), aí sim ele vai pedir documentações (viu porque você também tem que se munir disso tudo!). Outra explicação para esse atendimento express, é porque é muita gente todos os dias, e o processo tem que ser o mais rápido possível!
Após ter seu visto aprovado, você vai para a fila de pagamento do Sedex, que devido a feliz coincidência de ser "processada" somente por brasileiros, demora pra carai....mas ai nego, é só relaxar e pensar na viagem!
Agora, estamos chegando ao final do post....foi longo né! Espero que não tenha sido tão chato, mas era preciso falar o máximo de informações que foi possível lembrar, pois além de contar a nossa experiência, temos o dever de ajudar a quem precisa!
E galera, vai relax....vai de boa....a "coisa" toda é super tranquila...se você tem  o mínimo de condições necessárias para preencher os requisitos, você está dentro! Ficou a impressão que a entrevista é só uma formalidade, pois pelo que vimos no dia (até o horário que ficamos lá e não foi mais do que 1h30), ninguém teve seu visto negado! Mas, correndo o risco de me tornar chato e repetitivo: cada dia é um dia e cada caso é um caso!
É isso ai, depois dessa porrada de linhas, chego ao final do post desejando a quem esta iniciando o processo de agendamento do visto, muito sucesso e sorte! E dizendo também: organize-se com os seus documentos, vá bem vestido no dia (não precisa ser vestido de gala e terno Armani, mas somente o básico do bom senso),  se alimente bem, "keep cool que vocês estão lindos" e fiquem longe das drogas que tudo vai dar certo!
Abraços a todos!
Crid e Rô!

Um comentário: